top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
Buscar

Ansiedade e Relacionamentos: Como Ela Pode Ser Prejudicial


A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse, perigo ou ameaça percebida. No entanto, quando se torna crônica, pode afetar negativamente várias áreas da vida, incluindo os relacionamentos. A psicologia comportamental e a neurociência oferecem insights valiosos sobre como a ansiedade pode prejudicar os relacionamentos e como podemos lidar com essa questão.


Um dos impactos da ansiedade no relacionamento 'e a comunicação ineficiente, uma vez que indivíduos ansiosos tendem a interpretar mal as intenções e palavras dos outros. De acordo com a psicologia comportamental, a percepção distorcida pode resultar em mal-entendidos e conflitos. A ansiedade também pode dificultar a expressão clara dos sentimentos e necessidades, criando barreiras na comunicação eficaz.


A ansiedade muitas vezes resulta em comportamentos de evitação, onde a pessoa evita situações que causam desconforto ou estresse. Isso pode incluir evitar discussões importantes ou situações sociais, o que pode enfraquecer a conexão emocional entre parceiros. A neurociência mostra que o cérebro ansioso está constantemente em alerta, o que leva a uma fuga de situações que poderiam potencialmente ser benéficas para o relacionamento


Além disso, pessoas ansiosas podem se tornar excessivamente dependentes emocionalmente, buscando constante reafirmação de seus parceiros. Essa necessidade incessante de garantia pode se tornar desgastante, criando um ciclo de ansiedade e frustração para ambos os lados. Estudos em neurociência revelam que a amígdala, parte do cérebro associada ao processamento de emoções, está hiperativa em indivíduos ansiosos, o que pode explicar essa necessidade constante de segurança.


A ansiedade pode levar também ao comportamentos de controle, que é quando a pessoa tenta controlar seu ambiente e as pessoas ao seu redor para minimizar a sua sensação de incerteza. Isso pode resultar em comportamento possessivo ou controlador, causando tensão e conflito no relacionamento. Esse comportamento é uma tentativa de reduzir a ansiedade, mas acaba criando mais estresse e problemas.


Algumas estratégias que ajudam a lidar melhor com a ansiedade em relacionamentos:



Terapia minha gente!!! De preferência a comportamental, pois é uma abordagem teórica eficaz para tratar a ansiedade. A terapia te ajuda a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais que contribuem para a ansiedade. Olhar para o relacionamento atual e também para a história de vida, ajuda a compreender e ressignificar padrões prejudiciais.


Mindfulness: Técnicas de mindfulness, como meditação e respiração consciente, podem ajudar a reduzir a reatividade emocional e aumentar a autoconsciência. A neurociência mostra que a prática regular de mindfulness pode alterar a estrutura e função do cérebro, diminuindo a atividade da amígdala e aumentando a função do córtex pré-frontal, que é responsável pelo pensamento racional e controle emocional. É por isso que eu insisto tanto para que todo mundo comece a praticar!!! São muitos os benefícios para a saúde, não só da pessoa, mas também para quem convive com ela.


Estabelecer uma comunicação aberta e honesta é fundamental para lidar com a ansiedade em relacionamentos. Expressar sentimentos de forma clara e ouvir ativamente o parceiro pode reduzir mal-entendidos, ruídos nos diálogos e fortalecer a conexão emocional.


Entender que discutir é diferente de brigar, manter o diálogo sempre aberto, franco mas empático é outro grande alicerce a ser preservado ou construído, isso torna possível manter a ansiedade sob controle se você deseja viver em paz com o seu parceiro (a).


A ansiedade piora demais quando a comunicação entre o casal é ruim. E geralmente as pessoas reproduzem nos seus relacionamentos, os padrões de comunicação estabelecidos ao longo da vida. Por isso, a importância de olhar para a história de vida da pessoa.


Dizer o óbvio faz parte desse combo de aprendizado de melhorar a comunicação, afinal, o que é óbvio para você, pode não ser óbvio para o seu parceiro (a) e ninguém consegue saber o que se passa na cabeça do outro se isso não for verbalizado!


Os desafios são muitos, mas não impossíveis! Só não se conforme com o que te deixa desconfortável e piora a qualidade do seu relacionamento, essa de "ahh, mas eu sou assim, sempre fui assim..." não é justificativa quando se trata de comportamento e quem não quer viver um amor tranquilo, sem ansiedade, não é mesmo? Então vale o investimento! Olhe com atenção para os pontos que trazem ansiedade para o seu relacionamento, converse francamente com o seu par e busque ajuda se necessário!



 
 
 

Comments


bottom of page